sábado, 17 de setembro de 2011

Moda ou Nessecidade?

  
     Vista por muitos como um símbolo dos profissionais da área de saúde, o famoso jaleco é um protagonista que divide opiniões com relação ao seu uso. Existem alguns problemas em usá-los fora do ambiente hospitalar e laboratorial? Para alguns profissionais não tem problema, já outros tem aversão a conduta.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a utilização dessa peça restrinta apenas em locais adequados. A intenção é reduzir a chance de infecção hospitalar.
     Mesmo com campanhas e normas estabelecidas pela ANVISA, ainda se vê um desfile de moda dos profissionais, caminhando para lá e para cá , próximos a hospitais, laboratórios e universidades. Com isso aumenta-se o risco de infecções cruzada entre profissionais e o paciente e vice-versa, assim tornando-os mais vulneráveis a infecções.
     O jaleco consiste numa proteção ao corpo e à vestimenta do profissional da área de saúde, evitando eventuais contaminações. Ao se retirar do ambiente de trabalho o profissional deve desvestir do jaleco.
Logo o melhor a ser feito é usar o bom senso, e quando não estiver trabalhando deixar o jaleco no seu devido lugar. Ou seja, no cabide!


                                                                                                           Paulo Pedro Dias Junior
                                                                                                                  UNIFEB, SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário