sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vivências no Projeto

José Amaro (Doutor Sorriso ~ Departamento de Infra-estrutura ~ Fisioterapia)



Participar deste projeto, prefaciando o que ele nos oferece, é ter a oportunidade de compartilhar o poder de superação com criatividade que tem cada pessoa que ali se faz doador e  concretizador de seus   idéias.
Fui bastante feliz quando tive a oportunidade de ali esta naquela seleção que somou minha curiosidade de saber do que se tratava o projeto.
Quer saber se mudou algo na minha vida? Sim! Declamo com toda clareza, sem medo de esta errado. Pois o projeto relata tudo aquilo que é mais sublime se posso  falar assim, que é a humanização através dos gestos e palavras, que são umas das mais poderosas armas que a humanidade possui.
Sou uma pessoa experiente de vivencia e aprendi que este projeto é como um amigo sincero que normalmente não trai e não mente, mas que auxilia e prepara o seu participante para vida. Pois ao contrario do pão que alimenta o corpo, ele fornece a vitamina que nutre o espírito que é ser humano com o próximo.
Vivenciei alguns momentos muito especiais, pude também me abrir, desbloqueando coisas que são pesadas demais para carregar sozinho, mas com amigos que ali encontrei fui compartilhando esse fardo e pude prosseguir totalmente aliviado.
Concluo consciente de que o projeto merece a cada dia que posso crescer mais e mais, por tudo que ele representa pra mim e para as pessoas que ali estão. Por isso der sempre o melhor, e o melhor virá.

terça-feira, 18 de outubro de 2011


"Dê um beijo. Um abraço. Um passo em sua direção. Aproxime-se sem
cerimônia. Dê um pouco de calor, do seu sentimento. Assente-se bem perto e deixe ficar, algum tempo ou muito tempo. Não conte o tempo de se dar. Aprenda a burlar a superficialidade. Sonhe o sonho sem duvidar. Deixe o sorriso acontecer. Liberte um imenso sorriso. Rasgue o preconceito. Olhe nos olhos. Aponte um defeito, com jeito. Respeite uma lágrima. Ouça uma história ou muitas, com atenção. Escreva uma carta e mande. Irradie simplicidade, simpatia e energia. Num toque de três dedos, observe as não meras coincidências. Não espere ser  solicitado, preste um favor. Lembre-se de um caso. Converse sério ou fiado. Conte uma piada. Ache graça. Ajude a resolver um problema. Pergunte : Por quê? Como vai? Como tem passado? Que tem feito de bom? Que há de novo? E preste atenção. Sugira um passeio, um bom livro, um  bom filme ou mesmo um programa de televisão. Diga, de vez em quando, desculpe, muito obrigado, não tem importância, que há de se fazer, dá-se um jeito. Tente, de alguma maneira. E não se espante se a pessoa mais feliz for VOCÊ."

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Vivências no Projeto

Por Yanne Maria (aluna do curso de Fisioterapia, coordenadora de monitores do projeto, Doutora Sorriso)



Tem gente que acha a arte do palhaço uma arte menor, mas na verdade os palhaços dos Doutores Sorriso servem como um anestésico pra o clima hospitalar, e mesmo quando se esta triste, eles têm a responsabilidade de contornar o clima e levar alegria àquele ambiente; toda criança gosta de brincar e o palhaço também, nesse caso brincamos de transformar vidas, e é assim que surge a importância social que motiva o nosso projeto, não é apenas uma brincadeira na segunda à tarde, mas uma responsabilidade para a vida inteira.
Foram tantas as vezes que mesmos estando triste, e com problemas me via na responsabilidade de ir ao hospital, e ao chegar lá parece que a alma do palhaço purifica nossas mentes e o calor da solidariedade fortifica nossa alma.
Se for questão de escolha, sei que os Doutores Sorriso jamais deixará e existir em minha vida, pois ele se porta como uma família quando se precisa de carinho  e compreensão e passa ensinamentos que irão nos acompanhar aonde quer que estejamos.
Participar do PROJETO DOUTORES SORRISO foi e é um dos maiores méritos enquanto acadêmica; hoje sei que posso fazer um diferencial em meu atendimento, pois enquanto me perguntava o que o mundo poderia fazer por mim, o projeto me mostrou o que eu posso fazer por mundo melhor.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Doutores Sorriso visitam Hospitais no Dia das Crianças



No dia 12 de outubro, Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, Os Doutores Sorriso fizeram visitas aos hospitais Infantil e Regional de Patos.
Crianças, jovens, adultos e idosos puderam usufruir da alegria levada pelos Doutores Sorriso.


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Curso de Libras é adiado



O III Curso de Libras realizado pelos Doutores Sorriso foi adiado. O mesmo, que iria acontecer nos dias 25, 26, 27 e 28 de outubro, ocorrerá entre os dias 07 e 10 de novembro deste ano.
Inscrições abertas. Participe!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Curso de Libras: Inscrições abertas


As inscrições para o curso de Libras já estão abertas.
APENAS 40 VAGAS.
Participe!

Vivências no Projeto

Por Rafaela Araújo (Doutora Sorriso ~ Departamento de Comunicação)




Hoje eu descobri que um Jornalista também pode ser um Doutor Sorriso.
Sempre vi o trabalho dos Doutores Sorriso, na faculdade, e pensava assim: "Se eu fizesse um curso na área da saúde, com certeza eu faria parte desse projeto"... Por muito tempo eu imaginei que só poderia ser um, se eu fosse médica, enfermeira, Fisioterapeuta, ou alguma coisa desse tipo... Mas, graças a Deus, eu estava enganada.Um certo dia me convidaram a participar da seleção para entrar no projeto e, exultante de felicidade, fiz e entrei... Eu sabia, na teoria, o que era ser um Doutor Sorriso, mas só hoje é que eu realmente pude sentir o que é ser um de verdade.Doutores Sorriso, por uma prática de humanização... Trabalhar com humanização não significa ter só um sorriso no rosto, nem só ser um profissional da área de saúde; é preciso que toquemos as pessoas pelo sentimento e respeito que há dentro de nós, em qualquer profissão, em qualquer modalidade...Hoje eu sei, verdadeiramente, que qualquer um pode se tornar um Doutor Sorriso, basta apenas colocar em prática o que, em nome, todos nós já somos: Seres Humanos'

domingo, 2 de outubro de 2011

Vivências no projeto

Por George Winsgton (Doutor Sorriso - Departamento de Marketing e Design)




Como diz Wellington Nogueira criador dos Doutores da Alegria “a essência do palhaço é a criança, porque a criança é um ser livre de preconceito, ela não é prisioneira nem da lógica, nem da razão, pra criança não existe o ridículo, ela só VIVE O HOJE, o momento.”  E foi justamente uma das coisas que eu aprendi com doutores, a viver sempre o hoje, ser livre de toda e qualquer forma de preconceito, sem precisar de rótulos e fazer  juízo de uma pessoa antes mesmo de conhecê-la, sendo essa uma das características dos doutores sorriso, essa sua incondicionalidade na maneira de olhar o outro.
Nesse projeto já participei de vários eventos e visitas aos hospitais, cada uma com um aprendizado e experiência diferente, mas sempre uma coisa em comum me marca, saber que por mais dificuldades e problemas que eu esteja passando naquele momento, sempre há uma pessoa com uma realidade e situação bem mais complicada, se não pior do que a minha e isso me faz parar e agradecer sempre minha realidade HOJE, porque talvez ela seja meu maior sonho AMANHÃ.
‘Os doutores’ também me faz crescer muito como um futuro fisioterapeuta, pois com esse projeto eu aprendi a olhar o paciente como um todo, não somente sua patologia, vendo-o com um olhar mais humano e conseqüentemente atendendo-o de forma mais humanizada.
Portanto os DOUTORES SORRISO só me acrescenta, não somente como acadêmico, mas principalmente como pessoa, reforçando cada vez mais a idéia de que a melhor maneira de ser feliz é contribuindo pra felicidade dos outros.